Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Medidas de proteção das populações de abelhas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apenas uma de quatro propostas apresentadas pelo BE na Assembleia Municipal de Óbidos foi aprovada na última reunião, dizendo respeito a medidas de proteção das populações de abelhas naquele concelho.

Foi aprovada a recomendação da Assembleia à Câmara para a realização de uma campanha de sensibilização para a proteção da população de abelhas, nomeadamente programas de educação ambiental, e de uma campanha de informação sobre a vespa velutina, sobre os riscos associados e os comportamentos a adotar sempre que são detetados novos ninhos.

Esta recomendação foi aprovada com 18 votos a favor (BE, CDU, 11 PS e 5 PSD) e 6 abstenções (PSD).

Segundo o BE, as abelhas e outros polinizadores são fundamentais para a segurança alimentar uma vez que 84% das espécies vegetais e 76% da produção alimentar na Europa depende da polinização. Contudo, a população de abelhas está em declínio a nível mundial, devido a alterações climáticas, perda de biodiversidade vegetal e mono cultivo, poluição, perda de habitats e existência de espécies invasivas.

Em relação à vespa velutina, também conhecida por “vespa asiática”, a sua propagação traduz-se em ameaças para o meio ambiente, para a agricultura, para a saúde pública e para a apicultura.

O BE viu chumbadas as propostas de proibição do uso de glifosatos em espaço público 16 votos contra, 11 abstenções), de inclusão de análises à presença de glifosato na água destinada ao consumo humano (17 votos contra, 9 abstenções) e de combate às alterações climáticas (16 votos contra, 11 abstenções).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto