Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

“Fórum Saúde” no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As temáticas da saúde, do bem-estar e dos estilos de vida saudáveis vão estar na ordem do dia da primeira edição do “Fórum Saúde”, que se vai realizar na vila do Bombarral entre os dias 17 e 19 de maio.

A abertura do evento, no Largo da Igreja, está agendada para as 9h30, com uma conferência que terá como tema aglutinador a “Saúde, bem-estar e estilos de vida”.

No período entre as 10h e as 11h, o fórum de discussão será subordinado aos “Desafios na terceira idade”, contando com as intervenções de Mariana Mateus, fisioterapeuta na Clínica NeuroSer, que irá falar sobre “Envelhecimento e Demências”, e de Luísa Lopes, investigadora no Instituto de Medicina Molecular, que falará sobre “O que acontece ao cérebro à medida que envelhecemos”.

Entre as 11h15 e as 13h, o segundo fórum será subordinado ao tema do “Envelhecimento ativo e saúde”, o qual contará com a participação de Luís Mata, médico dentista na Clínica da Mata, que abordará o tema “Geriatria – Implicações da saúde oral na saúde geral”, e de Claudino Nunes, professor de Educação Física, que apresentará o tema “Desporto e Envelhecimento: boas práticas”.

No período da tarde, após um momento de animação, que acontecerá entre 14h30 e as 14h45, decorrerá o terceiro fórum de discussão. Com o tema “Envelhecimento e bem-estar”, contará com as intervenções de Liliana Patrício, coach de Psicologia Positiva, que nos irá falar sobre “Psicologia positiva e terceira idade”, e Fátima Neves, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, que irá abordar “A sexualidade não tem idade”.

O último fórum de discussão do dia, com início pelas 16h, terá como tema “O papel dos/as cuidadores/as na promoção do bem-estar”, cabendo a Fernanda Viola e Mónica Conde, enfermeiras especialistas em Saúde Mental da Unidade de Cuidados na Comunidade Bombarral/Peniche, falar sobre “O papel dos/as cuidadores/as”, enquanto Miguel Miguel, enfermeiro chefe da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, irá abordar “Cuidados Continuados: a sua importância na comunidade”.

O segundo dia do “Fórum Saúde”, terá como tema central a “Saúde Para Todos/as”, começando, pelas 10h, com o Workshop Smile Dance, dinamizado por Fátima Neves, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho.

Neste dia destaque ainda para o debate sobre o futuro Hospital do Oeste. Com início pelas 11h, terá como oradores Miguel Carpiteiro, vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Setúbal, Nelson Baltazar, assessor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, e Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Bombarral.

Da parte da tarde, a partir das 14h30, terá lugar o fórum de discussão sobre o tema do dia, que contará com as intervenções de Cristina Teotónio, da Direção do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, de Daniel Soares, médico pediatra do Centro Hospitalar do Oeste, e de Fernando Mesquita, psicólogo e sexólogo.

A finalizar, pelas 17h, o Workshop Marmita Saudável será dinamizado pela nutricionista Ana Cristina Pires.

O último dia do evento, que terá como o tema “As famílias crescem”, vai começar com a caminhada “Bombarral Mais Saudável”, promovida pelo Rotary Club do Bombarral, a partir das 9h.

Pelas 10h30 terá lugar o Workshop Arte-Terapia, dinamizado por Célia Paulo, arte-terapeuta da SPAT – Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, e Sónia Daniel, arte-terapeuta e psicoterapeuta da SPAT, seguindo-se, uma hora depois, o Workshop Comida Saudável, promovido pela blogger e health coach Ana Gomes.

No período da tarde, a partir das 14:30 horas, terá lugar o fórum de discussão sobre o tema do dia, que contará com as intervenções de Ana Cláudia Mirrado, psicóloga educacional e coordenadora do projeto Rotas do Bairro E7G, de Constança Cordeiro Ferreira, terapeuta de bebés do Centro do Bebé, de Marta Alves, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, e de Rodrigo Mata, médico interno de Ginecologia e Obstetrícia.

Às 17h terá lugar o Workshop Amigo Especial, dinamizado por Fátima Pais, médica de saúde pública e terapeuta familiar no ACES Oeste/Norte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.