Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
Motorista evitou tragédia maior

Autocarro com 48 estudantes e professoras escapou a acidente no IP6

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há cerca de duas semanas um choque frontal que envolveu dois pesados de mercadorias e uma carrinha provocou dois mortos e dois feridos no IP6, em Peniche, mas a tragédia podia ter sido ainda maior, não fosse a destreza do condutor de um autocarro de passageiros que conseguiu desviar a viatura para não ser atingida. O autocarro transportava 48 alunos e professoras da Escola Neves Júnior, de Faro.
Momento em que o autocarro se desviou dos carros acidentados

O autocarro transportava 48 alunos e professoras da Escola Neves Júnior, de Faro.

A direção do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, ao qual pertence o estabelecimento de ensino, homenageou o motorista, destacando que a sua “perícia, sangue-frio e competência profissional” permitiu evitar que este acidente se transformasse “numa catástrofe nacional” de maior dimensão.

“O autocarro que transportava os nossos alunos foi atingido pelos destroços das colisões, mas livrou-se da colisão frontal no último instante, tendo em bom momento sido desviado para a faixa contrária, evitando dessa forma uma catástrofe de consequências indeterminadas, conforme se pode conferir pelo vídeo que registou o momento fatídico”, manifestou Francisco Soares, diretor do Agrupamento Pinheiro e Rosa, que disponibilizou “apoio psicológico para os alunos e as professoras que dele necessitem na sequência desta ocorrência”.

O condutor do pesado de mercadorias que no passado dia 26 saiu da sua faixa de rodagem e foi embater noutro camião e numa carrinha que seguiam na direção contrária terá sido vítima de doença súbita ou adormecido ao volante, as duas hipóteses que ganham maior probabilidade junto dos investigadores do acidente, que terão excluído as possibilidades de condução com álcool ou de distração.

O motorista, de 49 anos, da empresa de fabrico de produtos feitos de papel Renova, de Torres Novas, ficou ferido com gravidade. O teste de álcool e de substâncias psicotrópicas realizado no hospital de Santa Maria, em Lisboa, com recurso a amostra de sangue, terá dado negativo.

O camião seguia no sentido de Peniche quando ao quilómetro 7,5, entre Serra d’El Rei e Atouguia da Baleia, numa reta prolongada, saiu da sua faixa de rodagem sem motivo aparente, uma vez que não tinha ninguém para ultrapassar.

Um vídeo gravado pela câmara de um carro que circulava atrás permite observar o momento em que choca contra o outro camião, cujo motorista, de 40 anos, ficou com ferimentos ligeiros, e em que atinge a carrinha que seguia na traseira, ambos da empresa do ramo eléctrico Canas, da Figueira da Foz, onde iam as suas vítimas mortais, de 29 e 62 anos. A gravação é uma peça importante e já foi analisada pelos investigadores do acidente.

Também quem evitou o choque foi outro carro, cujo condutor, António de Sousa, da Serra d’El Rei, Peniche, afirmou que “escapei por uma fração de segundos”.

“Devia ter acontecido qualquer coisa ao motorista [do camião da Renova]. Ele apareceu em sentido contrário, eu apitei bastante mas não houve resposta, por isso eu meti-me na berma e pensei que me tinha batido de lado. Felizmente eu e a minha esposa ficámos bem”, relatou.

O embate foi de tal forma violento que as vítimas mortais ficaram presas na carrinha em que seguiam e tiveram de ser desencarceradas. Colegas ajudaram na remoção das ferramentas que iam no interior e mostraram-se desolados com a tragédia ocorrida. Veículos especiais de pronto socorro foram mobilizados para retirar os camiões. O trânsito esteve interrompido durante cinco horas e meia para a remoção das viaturas e limpeza dos destroços da via.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

ordem