Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

500 anos da morte de Leonardo Da Vinci

Estela Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Leonardo da Vinci nasceu na região italiana da Toscana, no dia 15 de abril de 1452.

Ainda menino já mostrava uma apetência especial para o desenho e para a pintura. Com 14 anos, juntamente com a família, saiu da pequena aldeia de Vinci e instalou-se em Florença. Dois anos depois, iniciou uma etapa de aprendizado com, o já famoso pintor e escultor, Andrea del Verrocchio, no ateliê deste. Em 1475 participa numa obra do Mestre, chamada “O Batismo de Cristo”, sendo responsável pela pintura dos anjos e parte da paisagem. Iniciou-se com este trabalho a sua escalada na conquista do mundo, como pintor e homem extraordinário. Ao longo da sua vida executou mais duas dezenas de pinturas, todas elas consideradas obras de arte exponenciais. Desse acervo é impossível não referir a famosa “Mona Lisa” que, supostamente, retrata Lisa Gherardini, a esposa do abastado florentino Francesco del Giocondo.

Apesar de Leonardo ter ficado célebre, essencialmente, como artista plástico, a sua marca na história, e a sua espetacularidade, estão muito longe de se ter limitado a esta área.

Seguindo um dos seus célebres pensamentos, talvez tenha sido a necessidade que lhe aguçou o engenho. A necessidade de aprender, de saber, de descobrir, de experimentar e de se superar a si próprio. E conseguiu! Ultrapassou os seus limites e surpreendeu a memória dos homens. Além da pintura, possuía conhecimentos profundos, e concretizou trabalhos de relevo, em matérias muito distintas, como escultura, arquitetura, poesia, música, engenharia, matemática, anatomia e botânica. Era aquilo a que, embora raro, se convencionou chamar um polímata, e deixou, às gerações seguintes, e às que hão-de vir, um riquíssimo património cultural, que todos temos o dever de preservar.

Leonardo da Vinci morreu em França a 2 de maio de 1519, há 500 anos, portanto. Na data do seu desaparecimento gostaria de ver homenageada a vida de um dos mais perfeitos génios da humanidade, e o legado imenso que lhe saiu das mãos e do pensamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss