Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Surfista de ondas grandes salvo por piloto de resgate com moto de água

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Foi um resgate de vida ou morte, porque eu ia parar às rochas”, admitiu Salvador Villas-Boas, o surfista que desafiou as ondas grandes da Praia do Norte, na Nazaré, e que após ter caído e sido enrolado pela ondulação foi salvo pelo piloto de mota de água Ramon Laureano, num ato heróico que foi gravado em vídeo e se tornou viral na internet.
O resgatador Ramon Laureano e o surfista Salvador Villas-Boas

O surfista, de 51 anos, confessou que “não tinha a noção de que estava tão perto das rochas, mas agora pelas imagens é que vejo a alhada em que me encontrava”. Valeu-lhe a ação do seu destemido amigo brasileiro, de 46 anos, profissional de resgates com mota de água.

“Ele é uma das pessoas mais sábias nesta área e conseguiu tirar-me da zona de impacto, arriscando ficarmos ambos numa posição crítica”, elogiou.

A velocidade de outra onda que os perseguia quando Salvador Villas-Boas estava a ser puxado acabou por fazer com que a mota de água ficasse em dificuldade e chegasse a virar, projetando-os para a zona do areal, onde conseguiram sair em segurança.

Ramon Laureano rejeitou ter protagonizado “um ato heróico”, porque “faz parte da minha profissão”, mas a verdade é que foi imprescindível para inverter uma situação que se poderia tornar fatal, como reconheceu: “Quando entrei na água para resgatá-lo, o José Sales, que estava no rádio, avisou-me logo que não dava tempo e para eu sair dali porque era muito arriscado. Eu vi que o Salvador estava na linha das rochas e em segundo tive de pensar se abortava ou não. Arrisquei, porque se ele ficasse lá iria complicar o resgate”.

“Heróis são os bombeiros que dão os seus dias voluntariamente para salvar vidas ou alguém que se atira para o mar para salvar. Este foi um ato bem sucedido da minha profissão do dia a dia”, sustentou Ramon Laureano. “Não tive receio, porque estou habituado. O meu medo era não conseguir resgatá-lo”, admitiu.

“Perdi o equilíbrio numa zona crítica”

O salvamento aconteceu a 6 de fevereiro deste ano e foi todo gravado pelo videógrafo Pedro Miranda, que só em abril partilhou as imagens nas redes sociais. Tony Laureano, de 16 anos, o mais jovem surfista das ondas gigantes da Praia do Norte e filho de Ramon Laureano, terminava a sua performance, tendo a vigiá-lo as motas de água pilotadas pelo pai e por Salvador Villas-Boas, que pediu para ser a vez dele ir surfar.

“Não foi a maior onda da minha vida, mas foi a que me deu a maior tareia. Havia alguma instabilidade, muitas ondinhas que se formaram na própria onda e perdi o equilíbrio numa zona crítica”, relatou Salvador Villas-Boas, que surfa desde 1976 e que experimenta as ondas da Nazaré desde 2007 juntamente com Ramon Laureano, responsável pelo Jet Resgate Portugal, projeto dedicado à formação, treino e desenvolvimento de surfistas de ondas grandes e profissionais operadores de resgate com mota de água.

É extremamente difícil remar para ondas de tamanho tão grande para surfá-las, devido à velocidade destas, daí o transporte motorizado para levar o surfista com a prancha até à ondulação desejada. A esta prática dá-se o nome de tow-in surf (surf rebocado).

Para surfar as ondas grandes da Nazaré a título individual fora de um evento os praticantes devem solicitar autorização à capitania para a prática de tow-in surf e deverão assegurar um dispositivo de segurança e de comunicações adequado, revelou o comandante da capitania, Gomes Agostinho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara