Cadaval

Primavera de Livros com Nuno Amado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal do Cadaval acolheu, no passado dia 14, um encontro literário com o escritor Nuno Amado, que abordou a conceção dos seus livros, os temas neles tratados e a sua carreira em geral, no domínio da escrita.


Nuno Amado nasceu em Lisboa, é psicólogo e divide a sua atividade entre a prática clínica e o ensino.
O seu trabalho na área da investigação tem-lhe permitido publicar e participar em vários congressos científicos em Portugal e no estrangeiro. No nosso país, o escritor é considerado pioneiro no estudo da “Psicologia do Amor”.
“Sempre gostei de escrever”, referiu o autor. “Na primeira licenciatura que fiz, realizei uma tese sobre psicologia do amor e, a certa altura, há um amigo que me convidou para fazer um workshop sobre o tema, que ficou disponível na Internet. Um ano depois, o Fernando Alvim convidou-me para ir ao seu programa [Prova Oral, Antena 3] falar sobre o amor. Esse meu amigo perguntou-me se eu queria publicar um livro, pois houve uma editora que ouviu o programa, e resultou no ‘Diz-me a verdade sobre o amor’”.
Depois de um segundo livro de divulgação científica – “Ups! Já fiz asneira outra vez”, estreou-se na ficção com o romance “À espera de Moby Dick”, a que se seguiu “Manual de Felicidade para Neuróticos”. O seu último livro, “Parem todos os relógios”, foi finalista do prémio Leya.

Psicóloga apresenta livro infantil

Sónia Costa, psicóloga do Agrupamento de Escolas do Cadaval, apresentou no passado sábado o livro infantil “A Bailarina Bia”.
Este livro trata-se do primeiro da coleção “Luna – Histórias de uma fada” (com a chancela da Chiado Books Kids), que pretende, segundo adianta a própria autora, “abordar várias patologias das nossas crianças e jovens”, estando a narração no formato de conto infantil.
“Bia é uma bailarina que perde os seus sapatos e, sem eles, deixa de conseguir dançar e até andar. Entra numa tristeza profunda, pede ajuda à fada Luna e as duas entram numa grande aventura”, refere Sónia Costa, natural de Santarém e licenciada em psicologia, ramo educacional, e mestre em psicologia do desenvolvimento e da educação.
No seu currículo, a escritora tem ainda pós-graduações em psicologia clínica e psicoterapia, mediação de conflitos em contexto escolar e avaliação em psicologia forense.
A obra foi apresentada na Biblioteca Municipal do Cadaval.

Author: Jornal

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close