Óbidos

Chocolate e desporto interligados em festival

O desporto é o tema que inspira a edição deste ano do festival de chocolate de Óbidos. Figuras como Cristiano Ronaldo e Ayrton Senna são alvo de homenagens com recurso ao chocolate.


A atração do festival é sempre o conjunto de esculturas em chocolate, que este ano representam modalidades desportivas. Um operário fabril a jogar à bola remete-nos aos primórdios do futebol. É uma peça com 150 quilos e levou 150 horas a executar.
O carro de fórmula 1 da McLaren usado por Ayrton Senna, os anéis olímpicos, o campo de basquetebol, os troféus do futebol, um praticante paralímpico, entre outras esculturas em chocolate, chamam a atenção dos visitantes. A ser esculpida ao vivo, a figura de Cristiano Ronaldo também se realça.
No festival há mais atrações, seja o novo doce de Óbidos – o Josefa de Chocolate – ou o licor de ginja mais caro do mundo – numa garrafa de cristal ornamentada com prata e dez libras de ouro. A base de licitação é 4000 euros e o que vier a ser dado a mais reverte a favor dos bombeiros de Óbidos.
Se os adultos podem aprender a criar tabletes de chocolate e bombons, as crianças fazem bolos em copos e bolachinhas.
A organização do festival está satisfeita porque o evento continua a ser muito procurado, apesar de ser o 17º ano que se realiza.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, ter o tema do desporto num certame dedicado ao chocolate até pode ser “um casamento improvável”. No entanto, a ligação do chocolate ao desporto, este ano, vai ao encontro da política de promoção de saúde desenvolvida pelo município, isto porque o chocolate é bom para a saúde, como comprova Francis Obikwelu, medalha de prata nos Jogos Olímpicos, recordista europeu dos 100 metros e campeão mundial de veteranos na prova de 60 metros: “Eu adoro chocolate. À noite, antes de dormir, como iogurte com chocolate negro. É espectacular. E depois de correr também como um bocado de chocolate, que faz bem para recuperar as forças”.
Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto estabeleceu uma relação entre o tema deste ano do Festival e o Chocolate. João Paulo Rebelo, que inaugurou o evento, no dia 25, disse que “o chocolate faz-nos bem, tranquiliza-nos, assim como a prática desportiva nos dá essa sensação de bem-estar”.
Os portugueses são na Europa um dos povos que menos consome chocolate, mas difícil será resistir às doces tentações do festival de chocolate de Óbidos, que decorre até 5 de maio.

Author: Jornal

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close