Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

25 de abril comemorado em Tornada e Salir do Porto

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto também comemorou na passada quinta-feira os 45 anos de democracia em Portugal, com o concerto da liberdade, na sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada, e ainda outras atividades.
Concerto da liberdade

As comemorações tiveram início na quinta-feira com o hastear da bandeira nacional, na delegação da Junta de Freguesia, em Salir do Porto, seguida da caminhada da liberdade, com início junto à Associação Social Cultural Paradense, no Chão da Parada. Posteriormente foi hasteada a bandeira nacional na sede da junta de freguesia, em Tornada, acompanhada da fanfarra dos Bombeiros de São Martinho do Porto.

Após o hastear das bandeiras realizou-se o habitual piquenique, no campo da bola do Chão da Parada, que foi organizado pela Comissão de Festas de São Pedro, em parceria com a junta. Nesse almoço, que contou com a participação de 250 pessoas, esteve presente o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira.

As celebrações continuaram na sexta-feira com a reabertura da biblioteca do Centro Recreativo e Cultural de Salir do Porto, e ainda uma palestra sobre o 25 de abril de 1974, moderada pelo investigador Nicolau Borges. Essa iniciativa contou com a participação de José Maria Rebelo, que relatou a sua experiência na primeira pessoa, e ainda de dois jovens, que expuseram a sua visão sobre o 25 de abril.

Para o presidente da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, Arnaldo Custódio, “esta é uma data que a nós nos diz muito, pois devolveu-nos o poder autárquico, algo que antes do 25 abril era imposto”, e como tal, “este ano decidimos que devíamos de festejar esta data, que para todos nós, portugueses, tem muita importância”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.