Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
Dia Aberto na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Trezentos alunos da região ficaram a conhecer oferta formativa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Trezentos alunos de diversas escolas da região participaram no Open Day (Dia Aberto) realizado na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, no dia 28 de março, numa oportunidade para conhecerem as atividades e cursos disponíveis neste estabelecimento de ensino.
Apresentação geral da escola

A visita pela EHTO começava por uma simulação de viagem de avião, em que os passageiros (alunos e professores visitantes) passavam pela alfândega para embarcarem, com o controlo de objetos transportados.

Numa sala simulavam-se os momentos antes da partida, com hospedeiras a informarem os procedimentos habituais aos passageiros e o comandante a desejar as boas-vindas.

A viagem poderia ser até aos Açores, até porque a primeira sala de demonstração de atividades de cozinha era sobre gastronomia açoriana, onde o aluno Joaquim Mendonça, natural do arquipélago, dava a provar algumas iguarias.

Na fictícia Praça da Fruta, havia oportunidade de contatar com alguns dos produtos utilizados pelos alunos nas suas confeções, passando-se para a cozinha indiana. Ali, o aluno Henrique Vitorino, que estagiou um mês na Índia, acompanhado de Mariana Caetano e Carolina Loureiro, davam a provar um menu bastante diversificado, que incluía salada fria de cenoura com leite, açúcar e açafrão (Gajar ka halwa), borrego estufado (Mutton Rogan Josh), caril de camarão (Prawn curry), panqueca com coco (Allebelle), pão Nann com alho e queijo (Naan cheese garlic bread) ou chá de especiarias (Masala chai), entre outros pratos.

Seguia-se a demonstração de cozinha mexicana, no anfiteatro técnico, com Duarte Agostinho, Bruno Nascimento, Diogo Pereira e João Silva. Demonstrações de cozinha e pastelaria completavam o percurso e a fechar, a padaria, com o chefe Ramiro Ferreira, para destacar a continuação de uma das apostas da EHTO, a padaria avançada.

A próxima oferta letiva terá pela primeira vez um curso de escanção, em outubro, de 300 horas. É um curso de especialização técnica. Será também desenvolvido o novo curso de nível V (para quem tem o 12º ano), relacionado com gestão e produção de cozinha.

Com a mesma certificação há os cursos de especialização tecnológica de gestão e produção de pastelaria e de gestão de turismo.

Para quem tem o 9º ano existem os cursos de técnicas de cozinha e pastelaria, de técnicas de serviço de restauração e bebidas, e de operações turísticas e hoteleiras.

Para além disso há formação contínua para profissionais no ativo e desempregados.

A EHTO para além das instalações nas Caldas da Rainha tem um pólo em Óbidos.

Segundo Daniel Pinto, diretor da EHTO, procurou-se “mostrar a escola, com áreas técnicas, workshops práticos de cozinha, bar, pastelaria, padaria e turismo”. Os estudantes dos outros estabelecimentos de ensino tiveram oportunidade, por exemplo, de fazer uma omeleta ou uma tortilha.

Estiveram presentes doze alunos do 9º e 12º ano da Escola Josefa D’Óbidos, 82 alunos do 8º e 9º ano da EBI de Santo Onofre, 16 alunos do 9º ano do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, 100 alunos do 10º e 12º ano da Escola Técnica Empresarial do Oeste, 18 alunos do 9º ano do polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – Escola de Hotelaria de Colares, 40 alunos do 9º ano da EBI Marinhas do Sal (Rio Maior) e 25 alunos do 12º ano da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1