Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Socialista questiona estacionamento utilizado por vendedores no Mercado da Fruta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador Luís Patacho, do PS, solicitou à Câmara Municipal das Caldas da Rainha a elaboração de um estudo de acessibilidade e mobilidade que permita avaliar o número de lugares de estacionamento que é estritamente necessário disponibilizar na Rua Diário de Notícias aos vendedores do Mercado da Fruta, entre as 05h00 e as 10h00.

Luís Patacho referiu que os lugares afetos aos vendedores do Mercado da Fruta parecem ser excessivos. Sabendo-se as dificuldades de estacionamento que os utentes do Hospital têm naquela zona, levando-os, não raras vezes, à ocupação dos lugares, tem sido relatado o levantamento de autos de contra-ordenação e aplicação de coimas por parte da PSP por estacionamento abusivo.

Entretanto, o autarca manifestou a sua preocupação pela expansão da área de exploração de morangos e de cultivo de flores no Bouro – Salir do Porto, atendendo à grande proximidade do maior aquífero das Caldas da Rainha situado no vale tifónico.

Luís Patacho levantou um conjunto de questões, nomeadamente quanto à necessidade de realização de um controlo rigoroso dos agroquímicos utilizados e a quantidade de água consumida na exploração, sustentando que o uso intensivo daqueles, em conjunto com uma grande utilização de água, provoca contaminação dos solos.

Referiu, ainda, a necessidade de haver um controlo dos níveis da água dos aquíferos e solicitou que fosse questionada a empresa, ou empresas titulares da exploração, bem como o Ministério da Agricultura e a Agência Portuguesa do Ambiente relativamente ao assunto, com vista a darem resposta à Câmara Municipal sobre as questões suscitadas.

O vereador socialista Jaime Neto apresentou uma proposta à Câmara Municipal das Caldas da Rainha para que trabalhe no sentido das “Cavacas das Caldas” serem um produto regional de excelência certificado pela designação europeia de “Especialidade Tradicional Garantida”, considerando a sua prevalência histórica de mais de um século não só no território concelhio como em todo o Portugal, sendo ainda hoje uma especialidade regional que desempenha o papel de embaixatriz do nome das Caldas da Rainha em muitas feiras, festas e romarias nacionais.

Jaime Neto observou ainda que já passaram mais de quatro anos desde a inauguração do “Centro de promoção e divulgação dos produtos regionais”, construído com financiamento europeu, propriedade do Município das Caldas da Rainha e que, até agora, ainda não se efetivou a certificação de nenhum produto regional do concelho, apesar da sua grande riqueza e variedade neste domínio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos