Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Cavacas das Caldas em selo para correio azul

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Cavacas das Caldas aparecem retratadas na nova emissão filatélica dos CTT, lançada a 29 de março, dedicada aos doces tradicionais de Portugal.
Selo lançado pelos CTT

O selo para correio azul tem como protagonista as Cavacas das Caldas da Rainha, que os CTT apresentam como “um doce em forma de concha que apresenta uma textura seca pela necessidade de conservação evitando assim a sua alteração ou aparecimento de bolores”. “As Cavacas são um doce versátil, pobre nos ingredientes e simples na arte culinária. Tendo em conta a importância do turismo associado ao termalismo e a grande presença de uma elite social e monárquica na vila das Caldas, sobretudo, no decorrer do século XIX, surgem muitas cavacarias onde se faziam e vendiam as Cavacas que, dadas as suas caraterísticas de conservação, se apresentavam como doces extraordinários a servirem de oferta de recordação de uma passagem pela cidade”, descrevem os CTT.

Desta emissão, para além das Cavacas das Caldas da Rainha, fazem parte as Queijadas de Sintra, as Fatias do Freixo e os Morgados do Algarve.

A emissão-base é aquela que em cada ano tem a maior tiragem, sendo por isso a que é mais comum de encontrar em todas as cartas que contenham um selo nacional.

Esta emissão presta homenagem a quatro tradicionais doces portugueses, cada qual único na sua forma, sabor e confeção.

O selo destinado ao envio nacional celebra a longa história das Queijadas de Sintra, enquanto que as Fatias do Freixo estão representadas nos selos para envio na Europa. Os Morgados do Algarve estão nos selos para o resto do mundo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.