Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Destruir a “ jóia da coroa”, comprometendo o futuro

Mário Pacheco - Engº Civil Sénior

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Conhecemos a importância do parque D. Carlos I., que já sofre com alguns eventos inapropriados e agora mais, com o desvario na aprovação de duas grandes superfícies, Continente 3.241m2, com 156 lugares a céu aberto e Lidl 3.223m2, 160 lugares, será mais um erro urbanístico, com custos elevados por muitos anos.
Área de ocupação prevista

Veja-se no map Google, a enorme pressão sobre o mesmo, além de isolar cada vez mais a ESAD.CR, provocar trânsito caótico na entrada sul, Avenida António Duarte, Timor Lorosae e Rua S. João de Deus, que terá de ser reformulada (e quem pagará?), aumentando a poluição, com graves prejuízos para os habitantes dos bairros limítrofes, acentuando-se o problema, com o novo Hospital Termal com 214 camas, com o programa a deslocar-se sobre o Largo e antiga Casa da Cultura, com o acesso ao estacionamento, em alternativa, à zona da parada, onde o impacto seria muito menor.

Tudo isto além do “Vivaci” (La Vie), vai agravar e desligar cada vez mais o Parque do centro histórico, dado que as ruas, no seu perímetro, vão funcionar mais como um rio de carros em cheia permanente, o que nos leva a questionar para que serviu o plano de contingência na circulação e estacionamento realizado nos últimos anos.

As “dores” de Fernando Costa

Foi assertivo ao criticar o projeto do supermercado para as instalações da Secla 1, mas não falou da Secla 2, e não tem razão ao defender como alternativa o Museu da Secla, só por ter adquirido o espólio em 2003, sem um estudo que o fundamente ou porque durante 28 anos, “projetou” museus, com exposições permanentes, de pequena escala, pouco relevantes no panorama cultural da oferta no país. Foi também quem abriu a “caixa de Pandora”, ao aprovar o Vivaci “ensanduichado”, entre bairros residenciais e o Hotel Lisbonense, por negociações “enviesadas”, contrariando aprovações de outras grandes superfícies, em locais mais adequados, junto da circular oeste, IP6 e na estrada de Tornada.

Adquirir o referido espólio e partir do terreno das antigas instalações da Bordalo Pinheiro, ajudando os anteriores proprietários, sem um plano alicerçado, fez “escola”, desvalorizando sempre os estudos de pormenor e uma estratégia de desenvolvimento. Basta recordar que o PDM em Caldas entrou em vigor em 2002, e foi com a ajuda dos vereadores do Partido Socialista, quando Óbidos o fez em 1996 e Alcobaça 1997.

Não tem razão, porque aprovou projetos megalómanos, como o edifício junto ao C.C.C., só para fazer receita ou o condomínio na frente da EDP, contra os argumentos da oposição, que o futuro demonstrou serem válidos. A delimitação do perímetro da zona histórica passou ao lado da Secla e este seria um condicionamento válido.

Os argumentos do presidente Tinta Ferreira

Aprovar estas grandes superfícies, com a oposição dos vereadores do Partido Socialista, argumentando que lhe parecem ser boas ideias dos promotores, não é correcto, embora reconheça não ser favorável a centros comerciais como o da Sonae (resta saber quem desistiu?), mas concorda com os grandes supermercados previstos, porque competem entre si e não com o comércio local, o que é muito discutível, porque alguns de dimensão idêntica vão “cair”, e decerto serão os mais afastados de centro. Justificou que o memorial/pórtico, praça da Secla, é suficiente para preservar a memória da empresa entre 1945 e 2008, o que nunca será verdade.

Não tem razão com este tipo de argumentação, também pelas razões seguintes:

Ambos os terrenos Secla 1, adjacente e Secla 2, foram terrenos vendidos pela banca, no caso da Secla 1, a preços baixos, a intermediários, que os venderam aos atuais proprietários. O Município poderia muito bem ter adquirido os da Secla 1 (425.000€+150.000€) e não o fez, quando o interesse público se impunha. Por outro lado, projetos deste tipo deveriam ser precedidos de estudos de pormenor, com análise do impacto urbanístico e ambiental, sempre com participação pública, nunca esquecendo o Plano Estratégico há pouco tempo aprovado. Contrapor com o Museu Nacional da Cerâmica conhecendo todas as dificuldades na sua aprovação e financiamento, é mais um falso argumento. Estes projectos deveriam prever áreas de cedência ao Município bastante significativas, respeitando a portaria 216-B/2008, ou seja (28m+25m)=53m2, por cada 100m2 de área de construção. No caso da Secla 1, 3.241:100×53 =1.717m2 mais as áreas correspondentes ao Hotel, e na Secla 2, 32,23×53=1.708m2, substituir estas cedências por numerário resultará num prejuízo muito maior, ou encontrar qualquer subterfúgio para os excluir da portaria referida será uma grande injustiça, como também não respeitar o teor do art.º16, do regulamento do PDM e ignorar também o histórico da Secla 2, em que o terreno foi praticamente expropriado, para ampliar o cemitério e na fase posterior, vendido à Secla para ampliar a atividade, sem pagar a justa indemnização aos anteriores proprietários, por uso diferente, ou então, logo que a Secla acabou, deveria ter sido acautelado a reversão para o Município.

Por último, é lamentável que estes projetos sejam aprovados demasiado rápido, sem tempo para ouvir, estruturar, refletir e consolidar as ideias de forma adequada, comprometendo o futuro, não se questionando a sociedade excessivamente consumista, neste caso de mais mercearia, projetos que noutras sociedades estão a regredir, incentivando-se e apoiando o comércio de proximidade, com qualidade e alternativas diversas, alterando assim padrões de consumo, reaproveitando espaços edificados não utilizados, preservando a história, o património edificado, os lugares e suas actividades, sendo nas Caldas a cerâmica muito relevante, onde teriam lugar não só a Secla, como outras, na forma material e imaterial, criando assim novas relações com a população e com quem nos visita, com a escola, nas áreas de ensino e formação, não descurando que na ocupação desses espaços seria fundamental o fazer e o criar no presente, integrando também as novas tecnologias que permitem a divulgação através da “realidade virtual”, interligando a história com as novas tecnologias do presente e do futuro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss