Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C

Formador e aluno da EHTO animaram Feira do Livro de Guadalajara

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que decorreu entre 24 de novembro e 2 de dezembro, no México, teve como país convidado Portugal. Além do programa literário, que incluiu visitas a escolas, lançamento de livros, sessões de leitura e encontros com leitores, decorreu paralelamente uma mostra gastronómica, ao longo dos nove dias do evento, sob a responsabilidade do chefe Luís Tarenta e Diogo Simões, aluno do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP), ambos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
O chefe Luís Tarenta e a equipa que o ajudou na preparação dos pratos

Este encontro editorial, que envolveu escritores e editores que representaram várias gerações, atravessando os diversos géneros literários, do romance policial à poesia, passando pelo ensaio, a crónica e o conto, nasceu há 32 anos pela Universidade de Guadalajara.

Na edição de 2018, em que Portugal foi o convidado de honra, sob o tema “O Futuro é a Aurora do Passado”, a FIL contou com o apoio do Turismo de Portugal, que se associou ao evento, tendo sido a EHTO a escolhida para representar o país.

Para o chefe, a “experiência gastronómica e cultural foi muito interessante”, pois “permitiu realizar um intercâmbio gastronómico muito enriquecedor”. Além de ter preparado o jantar inaugural da FIL, com uma ementa queirosiana, inspirada numa obra de Eça de Queiroz para mais de 750 pessoas, também permitiu que se degustasse e apreciasse a comida tradicional mexicana.

Ao longo dos nove dias da mostra gastronómica, sob a responsabilidade do chefe foram dados a degustar diversos pratos tradicionais portugueses, como os enchidos, o bacalhau, o cabrito, e o leitão, tendo sido o prato que mais sucesso gerou entre os visitantes. ”Fomos para servir 200 almoços e acabamos por servir 600, quase todos os dias”, sublinhou Luís Tarenta, adiantando que “nos últimos da mostra ficámos quase sem matéria-prima para os pratos devido à afluência”.

Além da equipa do hotel Hilton, o formador da EHTO também contou com ajuda do aluno Diogo Simões. “Foi uma experiência espetacular e uma oportunidade única, que me permitiu representar o país a fazer aquilo que mais gosto, que é cozinhar”, frisou o aluno.

Após esta experiência, Luís Tarenta está a programar um “possível almoço dedicado à gastronomia mexicana”, no restaurante pedagógico “Ferreira da Silva” da EHTO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.