Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

CP repõe horários na Linha do Oeste e reforça comboios

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partir do dia 4 de novembro, a CP vai repor os horários e as ligações, na Linha do Oeste, alterados a 5 de agosto, sendo reforçado o número de composições a circular, revela a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, sustentando que “valeu a pena a luta que desenvolvemos contra os horários entretanto estabelecidos, a supressão das ligações interrregionais, Caldas da Rainha/Coimbra, a falta de material circulante e, em defesa da requalificação e modernização da Linha”.
Foi anunciada a vinda de mais duas composições

A comissão lembra que para além das diversas acções de esclarecimento dos utentes e da população em geral, em várias estações e localidades ao longo da Linha, foi entregue na Assembleia da República uma petição com mais de 6400 assinaturas e que aguarda discussão em plenário, e realizada uma manifestação a 26 de julho, junto ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

“Foi em resultado destas acções de luta, em particular da última, que o Governo e a CP se comprometeram com soluções para ultrapassar os graves problemas da falta de material circulante que, desde janeiro de 2017, está a provocar supressões, atrasos e horários ofensivos dos interesses dos utentes”, apontou a comissão.

Contudo, segundo fez notar, o reforço do material circulante, com a vinda das duas composições, “não é suficiente, porque a haver uma avaria, um acidente ou a necessidade de revisão, imporá novas supressões”, pelo que “importa continuar a luta pela renovação do material circulante e pela electrificação da totalidade do percurso entre Meleças e o Louriçal”.

Por outro lado, “é inaceitável a inoperacionalidade da grande maioria das estações e apeadeiros da Linha do Oeste, encerrados permanentemente ou grande parte do período do dia, com instalações degradadas, sem pessoal ou guarnição insuficiente, e uma ausência de informação sobre os tempos de chegada ou eventuais perturbações na Linha”.

“A Infraestruturas de Portugal, empresa pública responsável pela infraestruturas da Linha, pode recorrer a financiamento da União Europeia para estudos e obras de infraestrutura, incluindo sistemas informáticos, no âmbito dos fundos do Mecanismo Interligar a Europa, podendo os apoios chegar a 85% do investimento”, defendeu a comissão, que depois da reunião com a CP, no passado dia 12, em que lhe foi transmitida a reposição dos horários e o reforço do material circulante, irá agora solicitar uma reunião à Infraestruturas de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos