Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Pela sua Saúde… Ter uma Caixa de Primeiros Socorros

Enf. Miguel Miguel

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A qualquer momento na nossa vida podem surgir doenças súbitas ou pequenos acidentes domésticos! Ter em nossas casas uma caixa de primeiros socorros (CPS), pode ser muito útil, tendo à mão os acessórios adequados faz toda a diferença, contribuindo para manter a situação sob controlo, evitando maiores danos para a saúde, ou mesmo salvando a vida.

Entendemos os primeiros socorros, como as medidas imediatas que se prestam quando há risco súbito para a saúde, até à chegada de ajuda especializada. Cuidados como a desinfeção de feridas e aplicação de pensos e ligaduras ou a prestação de técnicas básicas de emergência em situações como traumatismos e hemorragias, intoxicações, queimaduras e escaldões, obstrução das vias respiratórias ou paragem cardiorrespiratória são exemplos de ações que cada um de nós devia saber e dominar porque nunca sabemos quando vamos encontrar alguém que precise de ajuda, podendo ser até os nossos familiares.

Saber como atuar para estancar uma hemorragia ou proteger uma ferida está ao alcance da maioria de todos nós. Por isso é importante ter uma CPS equipada com o material necessário e acessível, em casa e no carro, de modo a responder aos diferentes ambientes em que os problemas de saúde podem acontecer.

A CPS deve estar num local de fácil acesso, onde pelo menos as pessoas que partilham o local tenham conhecimento da mesma, porém o seu acesso deve estar vedado às crianças, dado o risco de uma intoxicação ou outro acidente relacionado com o manuseamento dos produtos e medicamentos. Mas, quando a criança já tem idade para compreender o risco de um uso inapropriado e a importância dos primeiros socorros, há que deixá-la ter conhecimento do local onde a caixa se encontra, podendo ser esta importante na prontidão da resposta.

No seu essencial deve conter um conjunto de acessórios básicos como adesivos, compressas, pensos rápidos de vários tamanhos, ligaduras elásticas, uma solução antisséptica, uma solução estéril para limpeza dos olhos (soro fisiológico em doses individuais), tesoura, termómetro, uma seringa para lavagem, luvas descartáveis (pelo menos dois pares), um saco para guardar os materiais usados e solução para lavar as mãos (antes e depois da prestação dos cuidados).

Deve conter também alguns medicamentos necessários: pomada desinfetante, pomada analgésica, anti-histamínico, analgésicos e anti-inflamatórios. A existência de uma lista de números de emergência e um manual de primeiros socorros, com instruções simples para as ocorrências dos mais comuns, também não deve ser descurado.

Não podemos esquecer que pelo menos de 3 em 3 meses devem ser verificadas as datas de validade dos componentes, bem como a sua reposição sempre que se recorre à CPS. Nos próximos meses irei abordar como atuar em algumas situações que podem ocorrer no nosso dia a dia, mas lembre-se que apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!

Enf. Miguel Miguel

Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta