Login  Recuperar
Password
  Segunda, 22 de Dezembro de 2014
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Jovens europeus dinamizam intercâmbio em Óbidos

Um grupo de jovens, vindos de quatro cidades europeias, com idades entre os 13 e os 18 anos, encontra-se no concelho de Óbidos de 14 a 27 de julho, para participar no projeto “Diálogo entre Gerações + Sabedorias”. Trata-se de um projeto que decorre da relação de amizade e trabalho que envolve as cidades de Póvoa de Varzim (Portugal), Eschborn (Alemanha), Montgeron (França) e Zabbar (Malta). A Póvoa de Varzim é a cidade organizadora.

18-07-2012 |

No entanto, a região escolhida para o desenvolvimento da ideia, dinamizando 60 participantes, foi o centro/sul de Portugal, nomeadamente o concelho de Óbidos, mais exatamente no Campo Aventura - Centro de Juventude, Lazer e Desportos, na Quinta Moinho do Pagador, na localidade de Olho Marinho.

O grupo estará organizado em diferentes Oficinas de descoberta e interação que, à medida da sua preferência, selecionará participar na Oficinas sobre Turismo, Gastronomia, Desporto ou Multimédia.

As Oficinas lúdico-pedagógicas realizam-se com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, para as áreas de Turismo e Desporto, e com o Centro Social de Olho Marinho, para a área de Gastronomia.

Este intercâmbio multilateral de jovens terá como tema o “Diálogo entre Gerações + Sabedoria”, promovendo entre os participantes a reflexão sobre a solidariedade entre gerações, como alicerce essencial de conhecimento, como um seguro para o desenvolvimento sustentável das sociedades.

A opção pelo tema do Diálogo entre Gerações é evidente, desde logo, pelo facto de 2012 ser o Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e para a Solidariedade entre Gerações, mas também pela razão de se perceber que o mundo e a Europa, em particular, estão a envelhecer rapidamente, acompanhando um processo de mutação social, em que a globalização, a migração, o declínio da taxa de fertilidade, a participação das mulheres no mercado de trabalho são fatores determinantes.

A cooperação entre gerações levará a uma maior coesão social, ao mesmo tempo que envolve os jovens no processo de compreensão, construção, participação e desenvolvimento da sua comunidade absorvendo mais sabedoria.

“Diálogo entre Gerações + Sabedoria” conduzirá os jovens por um caminho de experiência, descoberta e de criação, relacionando-os com competências tão importantes na formação dos indivíduos.

Para o efeito, será instalado um processo metodológico que ajudará a pôr em prática o projeto, com a utilização de diferentes instrumentos de interação: Reuniões preparatórias; Oficinas/ Workshops de desenvolvimento, implementação e organização do projeto; Sessões de esclarecimento; Reuniões gerais; Sessões intermédias; Jogos interativos, de desporto e lazer; Organização de grupos; Debates; a Noite da Europa; Apresentação final do Projeto e Sessões de Avaliação.

 

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar