Login  Recuperar
Password
  Terça, 30 de Setembro de 2014
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Cozinha de Autor

Ementa e serviço de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste são avaliados

Isa Alfaiate, de 17 anos, natural e residente em Peniche, foi a “chef” que elaborou a ementa da Cozinha de Autor, no passado dia 18, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha.

31-05-2012 | Francisco Gomes

Isa Alfaiate, Jéssica Silva e Maria Inês Oliveira/Foto Francisco Gomes
[+] Fotos
Isa Alfaiate, Jéssica Silva e Maria Inês Oliveira/Foto Francisco Gomes
A aluna do 3º ano do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria contou que “fui experimentando alguns pratos em casa”, até chegar à ementa final. “O menu foi feito ao meu gosto”, sublinhou.
Sem tradição familiar na cozinha, Isa Alfaiate mostra-se decidida em continuar no setor. A estudante tenciona tirar um curso de gestão e produção de pastelaria em Óbidos. “Primeiro quero trabalhar na área e depois dar formação”, revelou.
Jéssica Silva, de 19 anos, natural e residente no Bombarral, combinou o serviço com a responsável de cozinha e escanção. Os colegas colaboraram.
Houve preocupação de dar temas a cada mesa. Assim, escolheu os quatro elementos da Terra – água (uma mesa teve areia com estrela no topo e um copo de água azul turquesa e outra um búzio dentro de um copo de água e uma tartaruga cheia de cores vivas), ar (duas águias), terra (flores) e fogo (velas e uma rosa com as cores do fogo).
“Faço intenções de acabar o curso em junho e depois vou trabalhar num hotel em Andorra”, relatou, explicando que a aposta em ir para fora do país é porque “na região vai haver uma grande concorrência porque os finalistas são todos muito bons e querem ficar na região”.
Maria Inês Oliveira, de 18 anos, natural de Lisboa, vive nas Caldas da Rainha. Fez de escanção, escolhendo os vinhos da ementa. “Tive a ajuda da ‘Chef’ Marisa Rosa e usámos vinhos novos que chegaram à escola. Acho que foi uma boa opção”, declarou a aluna, que quer ser hospedeira de bordo, considerando que o curso e Técnicas de Serviço e Restauração e Bebidas será uma mais-valia por lhe dar “experiência no contacto com o público”.
Durante o evento foram cantados os parabéns a Tomás Saraiva, aluno do 1º ano de Técnicas de Cozinha/Pastelaria da escola, natural de Porto de Mós, que fazia 17 anos e almoçava com a família no restaurante da escola.

Ementa:

Salada de Repolho com Rabanete
Sopa de Tomate com Ovo Picado acompanhada de Gelado de Oregãos
Robalo Escalfado em “Água do Mar” acompanhado de Puré de Manjericão, Percebes e Algas
Lombinho de Borrego em Crosta de Especiarias acompanhado de Arroz Selvagem e Molho de Pimenta Verde
Mini Torta de Laranja acompanhado de Granizado de Tangerina e Crocante de Toranja
Vinhos: Quinta do Ameal 2009, verde branco seco; Vinho Branco Esporão Reserva de 2011; Tinto Douro Carm 2010 – Reboredo Madeira.
Cocktail Golden Dream (licor Galliano, licor Triplice Seco, sumo de laranja natural, natadas batidas e gelo)

Escola na feira alemã

Os alunos do Curso de Técnicas de Serviço e Restauração e Bebidas, Maria Inês Oliveira e Frederico Moita, acompanhados do formador coordenador de Restaurante Bar, Rui Filipe, participam na Imex, feira que se realiza em Frankfurt, na Alemanha, de 22 a 24 de maio.
É a maior feira do mundo de Turismo de Negócios, com 3500 expositores de 157 países. “Vamos estar presentes no espaço “Taste (prove) Portugal”, no stand do Turismo de Portugal, a dinamizar a área de “Gastronomia e Vinhos”, também com alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra”, descreveu Rui Filipe, indicando que haverá “demonstrações constantes e degustações de produtos nacionais da charcutaria, de fumeiro, queijos e bebidas”. “Faremos a ponte entre agentes turísticos nacionais e estrangeiros”, adiantou.
“Prove Portugal” visa afirmar Portugal como um país-destino gastronómico, sensibilizando, nacional e internacionalmente, para os muitos atributos da nossa gastronomia.

Francisco Gomes
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar