Login  Recuperar
Password
  Terça, 2 de Setembro de 2014
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas da Rainha, Global, Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Encerramento do ano letivo da Universidade Sénior Rainha D. Leonor

Apresentações dos alunos de poesia, educação musical, dança, literatura, cidadania e teatro, e ainda a sessão solene com as palavras do juiz desembargador Carlos Querido, marcaram o encerramento do ano letivo da Universidade Sénior Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha. Com a temática alusiva ao fado, a festa de convívio e grande animação decorreu no passado dia 22, no auditório da Escola Técnica e Empresarial do Oeste.

25-06-2012 | Marlene Sousa

Os alunos fizeram a festa do encerramento
[+] Fotos
Os alunos fizeram a festa do encerramento

A atuação do Grupo Coral “Clave de Sol” dirigido por Vítor Gancho, a apresentação de literatura “Os Malefícios do Tabaco”, pelo aluno Vítor Duarte com o apoio do professor, Armando Lemos e a atuação de cidadania com o poema lido pela aluna Solange Morgado, foram algumas das apresentações artísticas que fizeram parte do espetáculo. Destaque ainda para a peça de teatro “Os Pecados Capitais”, dinamizado pelo grupo de trabalho do teatro. O texto desta peça que cativou os espetadores foi escrito pelos alunos com o apoio do professor José Ramalho. 

A iniciativa, que contou com a participação entusiástica dos alunos, professores e membros da instituição, é já uma tradição. “É o momento em que eles reforçam os laços que os unem, num ambiente de descontração e grande amizade”, salientou a vereadora Maria da Conceição, que também marcou presença no convívio. A autarca mostrou-se muito satisfeita com o trabalho desenvolvido pela instituição em prol dos seniores caldenses. “Foi um ano com muitos alunos (230), com vinte disciplinas bastantes participadas. Temos conseguido afirmar desde 2007 até hoje a universidade sénior com a criação da comissão de alunos, o bar e as atividades que decorrem fora da sede”.   

A vereadora garante que o projeto é para continuar e espera que “no próximo ano letivo haja novas disciplinas e ainda mais alunos”.

O juiz desembargador Carlos Querido falou sobre “Os mitos da água e os Chafarizes da Cidade” na sessão solene, um dos momentos altos da festa de encerramento do ano letivo. No início da sua abordagem, referiu que quando foi convidado pela vereadora para proferir umas palavras na sessão solene pensou logo em duas componentes que identificam as Caldas. “Como sabem, a nossa cidade tem duas componentes no seu ADN, que é a água e o barro, e eu escolhi a água para vos falar”, disse o orador que falou sobre a água materna purificadora. Essa abordagem levou-o ao antigo testamento e à metodologia. Através da metodologia chegou aos chafarizes da cidade porque, segundo o juiz desembargador, “têm inscrições mitológicas gravadas na terra”. No fim fez um convite a todos os presentes “para quando tiverem oportunidade com os olhos diferentes irem fazer a romagem pelos nossos chafarizes que são de uma extrema beleza”.

Também inserida no programa de encerramento do ano letivo está patente no espaço Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, até ao dia 29 de junho, uma exposição de trabalhos dos alunos, elaborados nas disciplinas de Artes Florais e Decorativas, Bordados, Cerâmica, Fotografia e de Pintura. Os alunos de Corte e Costura e Tricô e Croché mostraram as suas criações num desfile.

As inscrições para o ano letivo 2012/2013 iniciam-se no dia 2 de julho e todos os interessados deverão dirigir-se à secretaria da Universidade, no período entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h00 e as17h30.

 

COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar