
A obra de repavimentação de vias na Serra do Bouro, Nadadouro e Foz do Arelho sofreu um atraso, a pedido do empreiteiro, que viu a Câmara Municipal das Caldas da Rainha conceder-lhe uma prorrogação graciosa de 60 dias, fixando o término do prazo de execução a 31 de janeiro.

“O encerramento antecipado do Montepio Rainha Dona Leonor provou ter sido eficaz no controlo de uma situação que poderia ter tido outro desfecho. Numa atitude proativa, entendemos que havia a necessidade de cessar elos de transmissão e com isso controlar o número de infeções na Casa de Saúde, o que se veio a confirmar”, manifestou João Gomes, enfermeiro diretor.

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, divulgou uma série de casos ativos de Covid-19 em vários estabelecimentos de ensino que dirige, estando as autoridades de saúde locais a acompanhar o processo em articulação com a direção do agrupamento, que é um dos poucos que no concelho relata regularmente a situação epidemiológica à população em geral e não só à comunidade escolar ou apenas aos encarregados de educação dos alunos das turmas com registo de casos.

A União Audiovisual - Núcleo do Oeste (Caldas da Rainha) em parceria com o Centro da Juventude das Caldas da Rainha vai passar a aceitar recolhas diárias de donativos no balcão de atendimento do Centro da Juventude, que se encontra temporariamente no edifício da Expoeste.

O tarólogo caldense Ricardo Fonseca, que mora atualmente fora do país, criou o seu próprio baralho de leitura e interpretação, com “uma visão própria, moderna e mais futurista do tarot”. Composto por 36 cartas de interpretação muito intuitiva, o “The Hoping Soul of Lenormand by Ricardo Fonseca” é um baralho de autor desenvolvido em parceria com uma artista portuguesa, que no início deste ano já se encontra à venda no mercado russo.

Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR) para o quadriénio 2021-2024, a nova provedora, Maria da Conceição Pereira, disse que “uma das preocupações é a sustentabilidade financeira da instituição enquanto prestadora de serviços para apoiar quem mais precisa”.

Faleceu o fundador da casa de comércio, mercearia, café e taberna “Manelvina”, que mais tarde se tornaria num dos restaurantes mais prestigiados na região Oeste, em Cruzes, Salir de Matos, nas Caldas da Rainha.

Estão praticamente concluídas as obras do novo Centro de Saúde das Caldas da Rainha, em Santo Onofre, que será inaugurado ainda durante o primeiro trimestre deste ano.
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Doze alunas e um aluno do 3º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro entregaram à Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha 40 “Almofadas Solidárias”, confecionadas pelos jovens.
Tratou-se de um projeto que contou, também, com a colaboração da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo Coto e São Gregório. A entrega foi efetuada no Dia de Reis, 6 de janeiro, na sede da junta.
Prevenção da Covid-19

“Fomos, durante um tempo considerável, um concelho de risco moderado. Passámos a risco elevado e, agora, com base na avaliação da taxa de incidência, subimos para risco muito elevado. Nos 14 dias objetos de avaliação por parte da Direção-Geral da Saúde atingimos o índice de 545 casos por 100 mil habitantes. Este é um cenário muito preocupante”, manifestou o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, numa declaração à população no Facebook do Município.

Uma assistente operacional, a exercer funções na Componente de Apoio à Família, no Jardim de Infância de Santo Onofre (Centro Escolar), nas Caldas da Rainha, testou positivo à Covid-19 durante a interrupção do natal.

A JSD Caldas da Rainha voltou a promover a solidariedade neste natal, angariando artigos para satisfazer as necessidades de vinte crianças/adolescentes, entre os 12 e 17 anos, de famílias carenciadas sinalizadas pela ação social.