Login  Recuperar
Password
  Sexta, 21 de Novembro de 2014
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Associação Social e Cultural Paradense com respostas sociais a crianças, idosos e à comunidade

A Associação Social e Cultural Paradense, no Chão da Parada, presidida por Gentil Louro, apresentou o seu plano de atividades para 2014, anunciando que “numa época de grandes restrições económicas não se vislumbram candidaturas que possam gerar grandes fluxos de dinheiro no âmbito do investimento, prevendo-se que no âmbito do funcionamento também não hajam diferenças significativas nas comparticipações quer da Segurança Social quer dos próprios clientes”.

22-01-2014 | Francisco Gomes

Coletividade do Chão da Parada tem vários serviços
Coletividade do Chão da Parada tem vários serviços
“Daí que a Direção não trace grandes metas, mas trace os objetivos necessários para o bom funcionamento da instituição. Consideramos de vital importância a manutenção das festas de natal, da festa de final de ano e do aniversário da instituição e feira do livro. Ambicionamos remodelar o rés do chão do edifício sede de modo a que permita alcançar o certificado de vistoria higieno-sanitária, a licença de utilização das instalações para o exercício da atividade e o certificado das condições de segurança”, revela.
“Há uma vertente à qual dedicámos especial atenção em 2013, assim como no ano anterior, a implementação do sistema de gestão da qualidade, na qual continuaremos a trabalhar em 2014 e eventualmente alcançar a certificação do sistema no presente ano”, adianta.
A associação dá respostas sociais a várias gerações. Na creche recebe crianças com idade compreendida entre os três meses e os três anos, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h.
Existe um protocolo de cooperação com a Segurança Social para 30 crianças, sendo a lotação neste momento de oito crianças na sala-berçário, dez na sala 1-2 anos e 14 na sala 2-3 anos
No pré-escolar recebe crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, tendo protocolo para 39 crianças. A lotação é de 25 crianças na Sala 3-4 anos e 22 na Sala 4-5 anos.
No CATL, para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais em tempo não letivo e durante as extensões de horário escolar em tempo letivo, existe protocolo para 20 crianças, que compreende a lotação do espaço.
A associação dá também respostas sociais às pessoas idosas, no Centro de Dia, a funcionar das 8h às 17h, para pessoas de idade igual ou superior a 65 anos autónomos ou parcialmente dependentes que se mantêm no seu meio sócio-familiar, e pessoas de idade inferior a 65 anos em condições excecionais, a considerar caso a caso.
O protocolo de cooperação com a Segurança Social abrange 26 utentes.
O Serviço de Apoio Domiciliário destina-se a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades de vida diária.
O protocolo abrange 49 utentes. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 13h e das 14h às 17h30 e ao sábado das 8h às 13h.
Existe ainda a Cantina Social, para indivíduos e famílias residentes na freguesia de Tornada e com necessidades alimentares devido a uma situação de vulnerabilidade socioeconómica. Há um protocolo com a Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro no âmbito da convenção da rede solidária de cantinas sociais para o programa de emergência alimentar, abrangendo cinco utentes. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h, e ao sábado, das 11h30 às 13h.
Outra preocupação da instituição é a formação, com vista a aumentar a qualificação dos colaboradores, sócios e comunidade em geral.
Entre outras atividades a desenvolver, constam a realização de espetáculos para angariação de fundos, mercados e vendas de garagem, início de aulas de alfabetização, e de informática com os utentes de Centro de Dia, melhorar as condições de segurança do edifício sede, otimização da lavandaria já existente, de forma a prestar um serviço à comunidade, serviço de Take Away para a comunidade em geral, colónia de férias durante os meses das férias de verão para jovens a partir dos 10 anos, realização de um jantar comemorativo do Dia Internacional da Mulher, realização de uma exposição no âmbito do ano europeu contra o desperdício alimentar, declarado pelo Parlamento Europeu para 2014, dinamizar workshops dirigidos à comunidade (por exemplo: costura, culinária, crochet…), aumentar o número de protocolos de parceria.
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar